sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Características do Líder

1. Ouvir

O verdadeiro líder ele deve saber ouvir os seus liderados. Saber se transportar na visão de terceiros.

2. Comunicação

O líder deve saber exatamente como se comunicar, mesmo que tenha que usar diferentes estratégias de comunicação entre seus liderados. Deverá ter um canal de comunicação sempre aberto entre todos da equipe.

3. Metas

O estabelecimento de metas é essencial para a o líder. Todas as metas devem estar claras e devem ser superáveis, não importando o grau de dificuldade. O líder tem que estar focado nas metas, por que qualquer distração no foco poderá ser "fatal". Uma coisa muito importante mas que tenho visto líderes cometerem esse erro é – não transformar a meta da organização em uma meta pessoal para cada participante que estará envolvido na atividade.

4. Ambiente Saudável

O bem-estar de todos da equipe incluindo o líder, tem que estar em harmonia. “ Um clima negativo se torna um trabalho mal feito”. Esse é um dos pontos que as organizações estão focando. Não existe mais o ditado: “Um empregado bem pago é um empregado feliz”. Hoje o que se procura é o reconhecimento de um trabalho dentro da empresa que atua, por isso o líder deve estar preocupado com o bem-estar de cada integrante de sua equipe. Os valores humanos estão mudando. Estamos incluídos na Geração X.

5. Incentivar a excelência

O líder deve buscar sempre incentivar sua equipe e a si mesmo a superar os padrões de excelência. A superação da qualidade faz com que a equipe se sinta motivada pelos resultados. Mostre que é possível superar a qualidade, buscando histórico da equipe, mostrando meios de superação e até mesmo participando do processo de execução.

6. Calcular os riscos

Calcule e reveja os riscos a cada passo dado na execução. Procure ouvir pessoas de confiança sobre o que você planeja e reflita sobre as informações adquiridas. Esse ano (2009), as organizações estão minimizando ao máximo os riscos devido a crise que de acordo com alguns executivos otimistas a crise irá durar 2 anos enquanto para outros pode chegar até 4 anos. Por isso calcule e reveja constantemente seu planejamento.

2 comentários:

  1. Amanda2/3/09

    A minha característica favorita éééé... Calcule os riscos! =P

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/1/11

    Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

    - Daniel

    ResponderExcluir