quarta-feira, 25 de março de 2009

Sua empresa valoriza o funcionário?

1. Cargo alto

Se os cargos altos foram adquiridos por tempo de empresa e em nenhum momento for verificada a capacidade da pessoa em assumir um posto superior, quer dizer que você irá precisar de alguns anos para assumir o cargo que você almeja. Não é isso que você quer, certo?
Como já citei em outro texto (5 Passos para crescer na sua empresa), procure uma empresa que tem e é ativo o setor de RH. Caso ela não tenha, procure saber se os funcionários são avaliados com o tempo, se existe um plano de cargos e carreiras.


2. Salário

Não caia na armadilha de salário muito alto no início. Lembre-se que se for seu objetivo crescer na empresa, verifique como funciona o sistema de crescimento profissional. Algumas empresas oferecem um salário muito alto no início e mais nada.


3. Desafios

Se você chegou a um determinado ponto em que não tem mais desafios a sua altura, procure por eles. Caso o desafio que você procura não seja na atividade que você foi designado, procure seus superiores e negocie com eles. Uma empresa saudável está sempre disposta a ouvir bons projetos ou até mesmo a criar novos desafios.


4. Planejamento

Não acredite quando falam que em todas as empresas os projetos chegam de última hora. Planejamento em uma empresa é uma cultura que toda empresa precisa ter. Fala com seu superior sobre um planejamento, ou apresente uma proposta. Você deve estar pensando que não é pago para realizar essa atividade, mas é justamente nesse tipo de atitude que irá fazer com que você se destaque entre os outros colegas de trabalho.


Esses foram alguns pontos que ouvi em algumas conversas com amigos de outras empresas. Existem outros pontos que poderiam ser acrescentados, mas esses quatro se tornam essenciais para descobrir se sua empresa valoriza ou não você. Acredito que muitos irão ler e se assustar com o fato de não ter nenhum ponto desses onde trabalha, mas não se assuste. Questione se não existe outra empresa lá fora que tem todas essas características e que você se enquadra perfeitamente.

Veja também: Características do Líder e Tenho um projeto, mas não tenho dinheiro. E agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário