quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

De empregado a DONO- segundo passo

No post De empregado a DONO – primeiro passo, eu coloquei o ponto inicial para começar a trabalhar a idéia de construir uma empresa. Ok?!

Agora vamos falar alguns outros pontos que também vão lhe ajudar no inicio da aplicação de sua idéia de projeto na sua empresa que está começando agora:

1. Organizando Pensamentos

É normal desejar que sua empresa faça tudo, mas saiba que no fim ele não vai fazer nada. A palavra-chave aí será FOCO. Você precisa escrever tudo que você desejaria fazer. Aconselho fazer um brainstorm mesmo. Escreva tudo que você deseja realizar, quais áreas do mercado você acredita ser promissora. Não se desespere se sua lista ficar muito grande.

2. Pesquisas – seja um Sherlock Holmes

Agora que você tem todas as idéias em um papel do que desejaria realizar, coloque ao lado dessas idéias as pessoas que você poderia conversar sobre esse mercado. Caso você não consiga descobrir ninguém para conversar coloque em uma lista de espera. Pesquise tudo que você puder sobre o mercado passado ( pode lhe dizer muita coisa), o presente e qual são as expectativas para o futuro.
Para aqueles que você não conseguiu ninguém, pergunte para as pessoas que você foi entrevistar se elas não conhecem alguém que possa lhe ajudar com outras áreas que você desejaria atuar. Caso não consiga, procure o SEBRAE da sua cidade.

3. Organizando as pesquisas


Após todas as entrevistas e pesquisas de mercado, separe em três blocos aqueles que você  percebeu ser promissor, temporário ou desastre (os nomes podem ser outros, mas tem que seguir esse pensamento).
Feito isso, veja quais as idéias promissoras que você conseguiria realizar sem um custo alto de dinheiro e tempo. Nesse momento você irá perceber que um entre todos irá se destacar. Pegue esse que se destacou e faça uma pesquisa mais elaborada no mercado, inclusive você deve envolver possíveis clientes seus e ou dos seus possíveis concorrentes.

4. Já decide o que fazer

Agora que você decidiu o que fazer, está na hora de estudar como fazer. Mas isso eu vou deixar para um próximo post.

Um comentário: