quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Novidade na busca do Google

O Google está testando uma nova forma de fazer busca pelo seu sistema. Através de uma imagem ou por voz. Infelizmente só quem tem o celular com o sistema Android poderá testar nessa fase. Abaixo você pode conferir a matéria toda:

O Google liberou um recurso, ainda em fase de testes, que permite fazer buscas na internet por comandos de voz e a partir de fotografias tiradas de um celular.

A característica desenvolvida pelo Google Labs está disponível, inicialmente, apenas para usuários de smartphones com Android. Chamado de Google Goggles, o sistema é capaz de reconhecer comandos em mandarim, inglês e japonês para buscas por voz.

Assim, ao dizer frases como “How is the weather in New York?” ou “Picasso paints”, o Goggles retorna resultados para previsão do tempo em Nova York ou sites que exploram as pinturas de Picasso, respectivamente.

Além de permitir buscas por comandos de voz, o recurso libera buscas a partir de fotografias – usando ou não ferramentas de localização geográfica. Assim, por exemplo, é possível tirar uma foto da capa de um livro ou de uma pintura famosa e receber no celular os resultados de busca para aquele título de livro ou aquela pintura.

Há ainda a opção de habilitar dados geográficos, se seu smartphone tiver GPS embutido. Desse modo, ao fotografar um monumento histórico ou um restaurante numa cidade, o usuário recebe informações da busca do Google sobre o monumento ou restaurante.

O Google liberou um vídeo para explicar como funciona o recurso, que ainda está em base beta. Segundo os desenvolvedores do Goggles, a ideia é que no futuro o recurso tenha uma base de dados muito ampla, capaz de reconhecer mais idiomas em buscas por voz e mais categorias em buscas por fotos.

Atualmente, livros, obras de arte, monumentos históricos e construções urbanas como prédios e casas podem ser reconhecidos pelo Goggles. Mas fotos de carros, plantas ou animais ainda não são identificadas.

Link da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário