segunda-feira, 9 de março de 2009

5 passos para crescer na sua empresa

1. Busca de Informações

Procure descobrir como outras pessoas cresceram na empresa. Aprenda sobre a política da empresa, seus valores. Se existir um plano de cargos e carreiras na empresa que você trabalha, procure saber como ele funciona. Irá ajudar se nela existir um setor de RH – Recursos Humanos. Mas lembre-se de uma coisa, RH não foi criado para ficar ouvindo fofocas. Converse com um funcionário de RH e descubra a função e use a seu favor.

2. Estabelecimento de Metas

Estabeleça metas pessoais e metas profissionais. Não confunda as metas. Eu costumo dizer o seguinte para metas pessoais: “Suas metas, são suas Metas”. Você não tem que ficar compartilhando suas metas com outras pessoas por que dificilmente elas irão compreender. Marque dia, mês e ano de todas as suas metas.
Procure sempre cumprir as metas da empresa e se você não conseguir por causa de algum problema seu, ASSUMA SEU ERRO. Como você quer criar um vínculo de confiança entre você e o(s) dono(s) mentindo? Não tenha receio, apenas seja sincero.

3. Disciplina e Compromisso

Chegue corretamente em seu horário de trabalho. Se for se atrasar avise, mostre preocupação. Não vamos também achar que todo dia podemos chegar atrasado que é só avisar e será perdoado (a). Também não estou falando que se fizer uma vez irá ser perdoado. Estou falando de compromisso com a organização.
Cuidado com seu visual, como você deseja assumir um posto mais alto usando bermuda, sandálias e camiseta? Você não está em casa. Esteja sempre vestido de acordo com o perfil da empresa. Não vá de paletó e gravata para uma empresa onde nem os donos usam esse tipo de traje. Estou falando de você criar uma disciplina no seu visual.

4. Networking

Seus contatos são importantes. É a sua arma em determinadas situações, por isso não tenha receio de usar. Separe corretamente sua rede de contatos. Esteja sempre informado sobre eles. Veja se existe alguma ligação em comum entre seu chefe e algum contato seu.

5. A parte mais forte de uma casa é a base

Faça tudo bem feito. Procure sempre ter a certeza que você teve uma atitude correta. Construa primeiramente a base de sua obra, assim você não corre riscos desnecessários no futuro. Muitos dos executivos acreditam serem invulneráveis, chegam a passar uma imagem que não são. Não faça isso. Seja você mesmo. Coloque um tijolo de cada vez, mas sem perder o foco. Em alguns momentos você irá se deparar com outras opções para trilhar seu caminho e às vezes é necessário ver o momento certo para dar algum passo importante.


Eu usei alguns de vários exemplos que existem e que se você não passou irá passar. Por isso seja inteligente e observe tudo ao seu redor.

Veja também: Características do Líder