segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Parte 01 Conhecendo o Mundo Android

Open Handset Alliance (OHA)

Formada por um grupo de empresas, mais precisamente 79 empresas com um único objetivo – desenvolver um SO mobile com experiência mais rica para o usuário e o que é melhor, código aberto, “free”.
Abaixo um trecho retirado do site da OHA:

Bem-vindo à Open Handset Alliance ™, um grupo de 79 empresas e tecnologias móveis que se uniram para acelerar a inovação em móveis dos consumidores e oferecer uma experiência mais rica, menos dispendiosa e mais móvel. Juntos temos desenvolvido o Android ™, a plataforma completa, aberta e livre primeiro celular.”

Original:

“Welcome to the Open Handset Alliance™, a group of 79 technology and mobile companies who have come together to accelerate innovation in mobile and offer consumers a richer, less expensive, and better mobile experience. Together we have developed Android™, the first complete, open, and free mobile platform.”


Só para você ter uma ideia de algumas empresas que estão fazendo parte desse grupo:



O Android é um projeto que segue em sua característica o tipo Open Source, dessa forma cada fabricante pode alterar o SO sem a necessidade de compartilhar do código fonte. Esse projeto tem como nome: Android Open Source Project (AOSP), liderado por nada menos que o Google e está encarregado da manutenção e desenvolvimento.



Sistema Operacional Linux


O Android é baseado no kernel do Linux 2.6, assim como, todo o seu processo de segurança, gerenciamento de memória, de processos e atua como uma camada divisora entre o hardware e o software. Abaixo a arquitetura do Android:





Máquina Virtual Dalvik

No início todo o desenvolvedor acredita que pelo fato de programar na linguagem Java, existe uma máquina virtual Java no SO, mas isso não é o que acontece. Após o bytecode (.class) compilado, ele vira uma extensão do Dalvik Executable (.dex). Após esse processo, o .dex é convertido, ou melhor, tudo referente ao app, assim como imagens é compactado em um único arquivo do tipo .apk. Esse arquivo não significa aplicativo, como já ouvi muito falar. O tipo .apk significa Android Package File. Ele é o arquivo final do seu app.

Essa máquina virtual Dalvik foi projetada e criada por Dan Bornstein e com alguns engenheiros do Google. Você pode encontrar mais detalhes no site clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário