domingo, 30 de janeiro de 2011

Um pouco mais sobre o Android 3.0

Continuando o post “Google libera o SDK do Android 3.0”. Este irá mostrar um pouco mais detalhado as novidades do Android 3.0.


Nova Interface


Essa nova versão, desenvolvida especificamente para telas maiores como os tablets. Introduz uma nova marca, holográfica e virtual. Foi produzida sobre as coisas que os usuários mais gostam no Android. Refinando multitarefa, customização de tela, widgets. Transformando tudo isso em uma experiência 3D e mais interatividade.

Uma barra inferior foi inserida na tela. Através dela, usuários têm acesso ao status do sistema, notificações e outras informações. O Bar do Sistema assim chamado por eles (criadores do Android), está sempre visível, mas pode ser regulada para visualização de tela cheia.

A Barra de Ação (barra superior), o usuário tem acesso a opções contextuais, navegação e widgets. Essa barra está sempre presente quando um aplicativo está em uso.


Tela Home


Cinco telas surgem dando acesso a toda parte do sistema. Bem diferente das versões anteriores a 3.0, não?




















Visualização Multitarefa


Tem sido muito destacada a melhoria em relação a multitarefa no Android. Essa tela mostra como é a visualização.










Teclado


O teclado foi todo redesenhado e inserida a função TAB. Finalmente inseriram a funcionalidade de selecionar um texto e copiá-lo. Ponto para o Android! :D









Desenvolvedores

O Android 3.0 melhorou muito os widgets, permitindo aos usuários percorrer conteúdo 3D. Também é possível controlar melhor o processo de notificação que mostram atualizações e informações em tempo real. Uma nova classe criada, permite a manipulação e o melhor, todas as propriedades dessa nova classe já estão disponíveis nas outras versões.

De acordo com o texto Android 3.0 Preview do site android developers, todas as aplicações produzidas para as versões do Android anterior ao 3.0 é compatível com o novo SO. Não é necessário alterar o código, somente inserir um atributo único nos arquivos manifestos.

Abaixo um vídeo que mostra um pouco as novidades do Android 3.0: